Pausa
  • 1

  • 2

  • 3

Nessa quarta-feira, 29, as equipes dos quatros PSFs, do NASF e do Apoio Técnico da Secretária Municipal de Saúde participaram da Oficina de Planejamento e Atualização do e-SUS Atenção Básica. A capacitação teve inicio às 8h00 na Câmara Legislativa Municipal. O objetivo do curso é apresentar, para profissionais de saúde os procedimentosnecessários para a utilização  da estratégia SISAB/e-SUS. Com isso, pretende-se apoiar na consolidação do novo sistema de informação no município, favorecendo a qualificação da Atenção Básica, em busca de um Sistema Único de Saúde eletrônico.

Conforme a Coordenadora do PSF, Andrea Menezes, o ESUS auxilia, controla e integra diversos setores de uma Secretaria ou Unidade de Saúde, além de permitir acompanhar o histórico de saúde do paciente sob alguns aspectos como: atendimentos realizados, dispensação de medicamentos e realização de exames, emitindo comprovantes para facilitar o controle pela Unidade de Saúde e pelo próprio paciente.

A meta é que até o final desse ano as Unidades Básicas de Saúde de Grossos estejam utilizando exclusivamente essa nova ferramenta.  “Já utilizamos o e-SUS parcialmente, mas é exigência do Ministério da Saúde que todos os municípios adirãoa essa estratégia de informação eletrônica até o mês de dezembro”, explica a Coordenadora.
 
Sobre o e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB)

É uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

Em reunião com o secretariado na manhã dessa quarta-feira, 29, o prefeito José Maurício Filho  avaliou as ações administrativas já realizadas em 2014, definiu o calendário de inaugurações de dezembro em comemoração aos 61 anos da cidade e concluiu que o segundo ano do seu  mandato foi melhor que 2013, quando assumiu pela primeira vez o comando da Prefeitura de Grossos.

Entre as principais obras, o prefeito citou a pavimentação de 95% da zona urbana da cidade, a reabertura das unidades básicas de saúde nas Comunidades de Areias Alvas e Pernambuquinho e o início dos serviços de asfaltamentos que vai interligar Córrego, Valênça e Areias Alvas, na zona rural do município.

Dentre tantos assuntos discutidos, destacamos a formatura de mais de 100 jovens em cursos ofertados pela Prefeitura Municipal, através as Secretaria de Assistência Social em parceria com o Senai e Senac. A solenidade acontecerá na próxima sexta-feira, dia 7 de novembro.

Outro assunto que destacamos é a solenidade que marcará o dia do servidor público. Em Grossos, a Prefeitura Municipal adiou o feriado para a próxima sexta-feira, 31. Já amanhã, quinta-feira, acontece um coquetel com funcionários, além de sorteio de brindes. A solenidade acontece na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, às 19:00h.

Na reunião, Mauricinho falou que está muito feliz com os avanços que o governo municipal vem proporcionando a cidade, pediu aos secretários esforço para que busque junto ao governo federal e estadual, recursos para que o trabalho em prol dos grossenses não pare.

 

Enquanto em alguns municípios da região, a população sofre com a falta de medicamentos e com o descaso com a saúde, em grossos, a Prefeitura Municipal tem este setor como referência. Além de investimentos de mais de 1 milhão na construção e reformas de Unidades Básicas de Saúde e manutenção da estrutura do Hospital Flaviana Jacinta, a Prefeitura Municipal reabasteceu recentemente a farmácia básica municipal.

Segundo o Prefeito José Maurício Filho, a administração está atenta para que o município esteja sempre abastecido e com os mais diversos medicamentos, com intuito de oferecer a sua comunidade uma saúde digna. “Não é fácil manter uma saúde 100%, porque por mais que a gente invista, sempre tem algo que precisa melhorar e nós sabemos disso, mas sabemos também que as prefeituras sofrem com a falta de verba, é neste momento que entra a boa gestão de recursos, para que a comunidade seja a maior beneficiada”, disse o Prefeito.

Ainda segundo ele, em breve, novas transformações vão acontecer no setor da saúde em Grossos. “O nosso foco não são só apenas os medicamentos, mas também a melhora da saúde de forma geral. Estamos cuidando para que a saúde de grossos melhore. Colocamos uma equipe responsável no setor, abastecemos a farmácia municipal, reabrimos os postos de saúde de Pernambuquinho e Areia Alvas totalmente reformados e equipados, contamos com uma sala de exames de média complexidade que já realizou mais de mil atendimentos. Também estamos investindo em capacitação dos nossos servidores, para atender com eficiência e qualidade todos os grossenses que precisarem”, completou o Prefeito.

Governo

Hide Main content block

Obras

 
   
16/10/14 - PREFEITURA REALIZA REPOSIÇÃO DA ILUMINAÇÃO EM PERNAMBUQUINHO
A Secretaria Municipal de Obras está realizando a reposição da iluminação pública em vários pontos da comunidade de Pernambuquinho. A ação está acontecendo desde a manhã dessa quinta-feira (16) e consiste na recolocação de lâmpadas danificadas nos postes de iluminação. ...
15/10/14 - PREFEITO MAURICINHO VISITA OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO NA ZONA RURAL
No início da tarde dessa quarta-feira, 15, o prefeito José Mauricio visitou as obras de serviços de terraplanagem na estrada que interliga as comunidades rurais de Córrego, Valença e Areias Alvas. Acompanhado de assessores, o prefeito conversou com os responsáveis pela ...

Educação

20/10/14 - ALUNOS DO CÓRREGO PARTICIPAM DE OFICINA SOBRE RECICLAGEM
O programa Mais Educação realizou nesse sábado, 18, mais uma atividades com os alunos  da Escola São José, da comunidade do Córrego. Nessa etapa do programa os alunos confeccionaram poltronas com matérias recicláveis que serão usadas  como mobiliário na ... Leia mais

Travessa Souza Machado, 146 - Centro, CEP: 59675-000, Grossos/RN
Telefone: (84) 3327-2418
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

 ©Copyright 2014. Prefeitura Municipal de Grossos. Todos os direitos reservados.
       Produção e administração Web Online Informática | Suporte Sites ABC |